Não sei se caso… se compro uma bicicleta…

Quem nunca se viu numa situação dessas?
Não me refiro a dúvida de casar ou comprar uma bicicleta, mas muitas vezes chegamos na situação do:

E agora? O que eu faço?

Nem sempre tomar decisões é uma tarefa fácil… o cérebro que o diga!

O assunto é tão complexo que a Nature Neuroscience decidiu (e essa decisão deve ter sido fácil) dedicar uma parte da edição de abril desse ano só aos artigos que falam da tomada de decisões! Nada relacionado a casamentos e bicicletas, e sim às vias neuronais e as estruturas cerebrais envolvidas nesse processo.

A habilidade de fazer escolhas certas é crucial para a sobrevivência. Uma boa decisão requer o envolvimento e a integração de várias estruturas cerebrais. A complexidade das decisões varia entre as mais diversas espécies animais sendo mais simples nos animais com o córtex menos desenvolvido e mais complexas nos animais de córtex mais desenvolvido, ou seja, nós!

Uma das estruturas relacionadas com a tomada de decisões é o córtex paracingulado anterior, uma região altamente relacionada com as emoções. A atividade dessa região precede a decisão.
O que torna uma grande mentira a frase: “Deixe a razão decidir”.
A atividade do córtex paracingulado anterior é importante não só na tomada de decisões, mas também ajuda em decisões futuras.

Essa região também está relacionada com o aprendizado baseado na recompensa, ou seja, se alguma vez vivemos fortes emoções numa corrida de mountain bike e aprendemos que isso é prazeroso pro nosso cérebro (recompensa), provavelmente vamos preferir a bicicleta ao casamento, uma vez que você tenha aprendido que nem sempre os casamentos nos trazem tantas recompensas! Por outro lado, se você estiver muito apaixonado, com certeza não há recompensa melhor do que estar ao lado da pessoa amada e nesse caso vocé fará a opção casamento (ou não)! Depende das experiências vividas por cada um!

Outra região envolvida na tomada de decisões é o córtex frontal (mais precisamente no córtex orbitofrontal), aquele do julgamento, do raciocínio, do pensamento… Lembra?
Isso também exclui a frase: Siga (só) o seu “coração”!

Ele também contém informações a respeito do que aquela decisão vai te trazer. É nessa região que você vai perceber que… caso escolha a bicicleta, ela nunca irá brigar com você caso queira chegar mais tarde do trabalho na sexta ou se você saiu em pleno domingo de sol pra jogar bola com os seus amigos!

Um dos núcleos da base, o núcleo caudado, também está relacionado com a tomada de decisões. Ele participa na “previsão” da recompensa. Se eu escolher X eu vou ganhar isso, mas se eu ecolher Y vou ganhar aquilo (o “isso” e o “aquilo” vou deixar a critério de vocês).

Nesse caso, a ínsula está envolvida com os estados emocionais negativos. Se eu escolher X eu vou perder isso, mas se eu ecolher Y vou perder aquilo (“isso” e “aquilo” novamente a critério de vocês).

Quando a decisão envolve dinheiro, sexo, fazer compras, comer chocolate e outras coisas prazerosas… o buraco, quer dizer o núcleo é mais em baixo. A área tegmental ventral que fica no tronco encefálico (mesencéfalo), libera dopamina no núcleo accumbens (núcleo do prazer). Afinal, todos nós sabemos o quanto é prazeroso ganhar dinheiro ou comprar uma roupa nova!

Legenda: CD (núcleo caudado), Ins (Ínsula), OFC (córtex órbitofrontal), APC (córtex paracingulado anterior), NA (núcleo accumbens), VTA (área tegmental ventral).

Josy Pontes

About these ads

Uma resposta para “Não sei se caso… se compro uma bicicleta…”

  1. Olá

    Realmente na hr “do e agora oq eu faço” eh dificil!!!
    Mas a vida eh feita de escolhas,e td tem 50% de dar certo,ou errado!!!

    Te convido a conhecer meu blog tb,espero sua visita.

    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: